domingo, 30 de junho de 2013

Especial | Cronologia sparkiana

Olá, leitores! Vocês que me acompanham no blog devem saber que eu gosto dos livros do Nicholas Sparks. As histórias muitas vezes possuem a mesma fórmula, chegando algumas vezes a parecer que estamos lendo o mesmo livro com personagens diferentes, no entanto, cada uma tem um pequeno toque que a faz única.




O autor tem em torno de 18 livros publicados. Alguns não chegaram ainda ao Brasil. E ainda há livros dele que foram comprados por editoras que não mais o reeditam. Nicholas Sparks já passou por muitas editoras no país. A Novo Conceito foi uma delas, mas é a Arqueiro que atualmente possui os direitos de publicação das obras dele.

Meu livro preferido é O melhor de mim, já resenhado aqui no blog. Eu me identifiquei muito com o Dawson na questão de amar uma única pessoa durante a vida toda. Mas também já desgostei de livros do autor, como O milagre, À primeira vista e Um amor para recordar. Deste, foi porque eu esperava mais diante de tantos comentários que eu lia sobre o autor. Foi o primeiro livro dele que eu li.

Através dessa postagem, eu também conheci a ordem certa de publicação dos livros do autor. Eu tenho o sonho de ter todos os livros do Nicholas. Todos os livros lançados em português do Brasil estão com as capas nacionais. Os que ainda não foram lançados por aqui, estão com as capas originais em inglês - dãh.

Os livros estão na ordem em que foram lançados em inglês. Alguns sofreram alterações de nome, como Caderno de Noah para Diário de uma paixão. Outros foram lançados por uma editora e, anos depois, saíram por outra. Então, para facilitar, fica assim: Data de lançamento em inglês + capa famosa em português. Salvo exceções já citadas.

1996 - Diário de uma paixão (The Notebook)

Apesar de ser um dos primeiros filmes e impulsionadores do nome Nicholas Sparks, logo após Um amor para recordar, eu confesso que até hoje não o assistir por não ter lido o livro.

O primeiro título do livro no Brasil era Caderno de Noah, pela Objetiva. Por conta do filme, houve essa modificação quando a Novo Conceito passou a ter os direitos de publicação. O filme é de 2004, com Ryan Gosling e Rachel McAdams nos papéis principais.


1998 - Uma carta de amor (Message in a Bottle)

Este é um dos livros mais antigos do autor, mas que não se encontra com muita ou praticamente nenhuma facilidade mais.

Assim com os outros livros, Uma carta de amor também ganhou as telas e virou filme. Agora, eu não posso dar certeza de tê-lo assistido ou não. Ele é de 1999 e eu tinha por volta de 12. No elenco, Paul Newman, Robin Wright e Kevin Costner.



1999 - Um amor para recordar (A Walk to Remember)

Apesar de ser o meu primeiro contato com o autor e eu não ter gostado tanto assim, eu ainda prefiro muito mais o livro ao filme. As modificações não me agradaram mesmo naquela visão de ver livro e filme como obras independentes. A leitura é bem rápida. Lembro que o li em um dia.

O filme é de 2002 e foi dirigido por Adam Shankman, com Mandy Moore e Shane West nos papéis principais.


2000 - O resgate (The Rescue)

Este livro já foi lançado em português, mas eu simplesmente não encontrei sua capa em um tamanho bacana para mostrá-la a vocês. 

Na minha pesquisa, descobri que o livro saiu numa coleção da editora Reader's Digest, mais especificamente na Seleções, como é conhecida aqui no Brasil. A revista trazia periodicamente um livro contemporâneo, em capa dura. Um desses livros era O resgate.



2001 - Uma curva na estrada (A Bend in the Road)

A princípio, este livro também foi lançado no mesmo esquema de O resgate, pela Seleções. Mas o apelo dos leitores fez com que a editora Arqueiro relançasse neste ano.

O livro é muito bom. Tem uma mensagem bem bacana sobre saber perdoar e se perdoar. A gente sente raiva de algumas atitudes do Miles, mas também empatia por conta de toda a situação em que ele vive. O livro foi sondado para se tornar filme, mas não foi muito pra frente. Os direitos estão disponíveis.

2002 - Noites de tormenta (Nights in Rodanthe)

Eu não li este livro também. Como eu quero ler todos os do autor, já está na minha lista de desejados. É uma história com um casal mais maduro que está repensando tudo o que já houve na vida e, por conta de uma tempestade que cerca a cidade de Rodanthe, eles acabam se aproximando.

É mais um livro que teve seu nome modificado por conta do sucesso do filme; antes, era O Sorriso das estrelas. Bem diferente essa mudança, não é?

Este, como vocês podem imaginar pela capa, também é um dos livros que chegaram às telas de cinema. O filme estreou em 2008, com Richard Gere e Diane Lane no elenco principal. 

2003 - O guardião (The Guardian)

Este livro foi lançado pela Arqueiro em maio de 2013. Que diferença de tempo da publicação original para a nossa edição, certo? É claro que segue aquele mesmo esquema de quase todos os livros do autor: um homem e uma mulher com um passado passam a se conhecer, se apaixonam e enfrentam algum embute durante seu relacionamento. Ainda não o li, claro, mas espero poder ler em breve!

Até o momento, não há previsão de filme. Os direitos ainda não foram comprados.

2004 - Three Weeks with My Brother

O título desse livro se explica. Ainda mais se vocês perceberam que os autores assinantes são dois, sendo o outro, claro, o irmão mais velho do Nicholas. Após uma ideia crescer na mente de Nicholas Sparks por conta de algo que ele recebeu na sua caixa de entrada, ele e o irmão partiram para uma jornada em que descobriram muitas coisas e relembraram outras.

Deve ser bem curioso acompanhar o que os irmãos fizeram nessas viagens. Como é praticamente um diário, deve haver muitas referências ao passado e uma boa pincelada do garoto que cresceu, queria ser esportista mas acabou virando romancista. Há muitas fotos da família e infância do autor.

2005 - O casamento (The Wedding)

Eu nunca imaginei que romances pudessem ter continuação. Sério mesmo, não sei por que eu tinha essa ideia em mente. Então, O casamento é a continuação da história iniciada em 1996, com Diário de uma paixão.

Como eu falei antes, não li o primeiro livro. Portanto, os dois estão nos desejados. E eu fujo de tudo o que é informação sobre esses livros para não pegar spoiler algum.

É provável que um filme venha por aí, pois os direitos estão nas mãos de uma produtora. Mas creio que não há nada definido ainda.

2005 - O milagre (True Believer)

O livro que eu menos gostei do autor por conta dos protagonistas. Achei que o casal não funcionou, não convenceu. A Lexie queria tudo de um jeito e não abria mão de nada mesmo por amor ao Jeremy. E o milagre que dá título ao livro é revelado na última página do livro. Então, se gosta de dar uma espiadinha no final de livro, esteja alertado. Já o resenhei aqui no blog também.

Os direitos de filmagem foram comprados, mas ainda não há o filme. Eu jurava que esse livro já fora para as telas, com Cameron Diaz no papel. Essa loira da capa me lembra ela, mesmo a personagem tendo cabelos castanhos.

2006 - À primeira vista (At First Sight)

Adivinhem o que esse livro é de O milagre? Sim, isso mesmo. A continuação da história pode ser lida sem a necessidade de ler o anterior. No entanto, se houver vontade de ler O milagre, isso não é recomendável por conta da revelação feita no final do primeiro. É, também, mais um livro que eu não curti muito. Claro que por conta da falta da química, aquela boa, entre o casal. Lexie continua irritante.

Assim como O milagre, À primeira vista também teve seus direitos comprados para ganhar uma versão nas telas.

2007 - A escolha (The Choice)

O livro foi lançado em 2012 pela Editora Novo Conceito, sendo uns dos últimos que ela ainda possuía direito de publicação antes da Arqueiro adquiri-los. Eu gostei bastante do livro, ele tem um ar bem verão e feliz, sabe? Pelo menos, na primeira parte. Depois, começa a ter um tom mais dramático até que a escolha em questão precisa ser feita. A resenha pode ser conferida aqui.

Os direitos de filmagem não foram comprados.


2007 - Querido John (Dear John)

Este é um dos livros não lidos do Nicholas Sparks que eu mais tenho ideia do que acontece. John é um soldado que está de licença de suas atividade e acaba conhecendo uma jovem com quem acaba se relacionando. Mas acontece que ele volta ao trabalho e, um grande acontecimento - grande mesmo -, transforma a vida deles.

O filme tem Channing Tatum e Amanda Seyfried no elenco principal e teve estreia em 2010. Também não assisti ao filme.

2008 - Um homem de sorte (The Lucky One)

Um dos livros mais longos do autor, mas que eu li até rápido. Gostei bastante da história, mas o clímax acontece de forma tão abrupta que você só percebe o que aconteceu depois. É a história de um soldado que, por conta de uma foto, empreende uma busca até encontrar a mulher que está ali retratada. Os ideais que tinha ao se aproximar eram um, mas acabam mudando quando a conhece.

O filme é estrelado por Zack Efron e Taylor Schilling. Muitos não curtiram, mas eu gostei bastante e achei bem fiel.

2009 - A última música (The Last Song)

Ainda não li este livro também, mas as pessoas sempre recomendam. É uma história com personagens jovens que têm de aprender a viver diante dos problemas dos adultos. Verônica se sente magoada por conta da separação dos pais e de ter que ver sua vida de cabeça para baixo quando tem de morar na praia. Mas é ela que ela conhece Will, por quem se apaixona.

O livro foi adaptado para os cinemas pelo próprio autor. Tem no elenco Miley Cyrus e Liam Hemsworth nos papéis principais.

2010 - Um porto seguro (Safe Haven)

Uma das coisas que eu mais gostei neste livro foi a personagem principal, Katie, ter personalidade. E de algo que aconteceu no clímax. O autor constrói a história dela e do pai viúvo Alex antes de nos lançar de fato na história que levou Katie a chegar àquela cidade. A resenha pode ser vista aqui.

O filme é de 2013 e traz no elenco Julianne Hough e Josh Duhamel nos papéis principais. Ainda não o assisti, mas tenho muita vontade.


2011 - O melhor de mim (The Best of Me)

Este é o meu livro preferido do autor até o momento. Eu me identifiquei bastante com o personagem do Dawson na questão de amar uma única pessoa durante toda a vida. É algo que eu acredito. Não que as pessoas não amem outras se com aquela não deu certo ou por qualquer outro motivo. É a história de um homem que volta para a cidade onde cresceu e reencontra um antigo amor de infância com toda uma vida já em curso. Vocês podem ler a resenha aqui.

Os direitos de filmagem já foram comprados pela Warner Bros. e tem previsão para 2014. Por favor, leiam esse livro e fiquem ansiosos pelo filme.

2013 - The longest ride

Por fim, o mais recente livro do autor, com previsão de lançamento em inglês para agosto/setembro. A Arqueiro é quem vai publicá-lo aqui no Brasil, com o título de Uma longa jornada. O autor virá para a bienal carioca lançá-lo. Parece uma história bem angustiante, de um senho que, aos 90 anos, sofre um acidente de carro e, enquanto espera que alguém o encontre, vê um filme de toda a sua vida.

Por falar em filme, os direitos já foram comprados. Mas essa é a única informação até o momento.

Ao final dessa longa jornada (ah-ham, ah-ham, ah-ham ♪), espero ajudá-los a definir quais livros do autor vocês gostariam de ler primeiro. Ou que essa postagem os ajude a organizar sua coleção sparkiana. Gostei de descobrir várias coisas sobre o Nicholas durante esse caminho.

Não liguem se vocês ouvirem que o autor é só drama, com finais não tão felizes. Não são todos os livros dessa lista que terminam de forma não esperada. A vida é inesperada e pelo menos o autor teve a coragem de mostrar esse outro lado dela. E quem decidiu que um final triste é um final ruim? É tudo questão de ponto de vista de quem lê.

Haverá amor e raiva, gosto e desgosto. Mas vale a pena conhecer as obras do autor e se emocionar.
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us